No último sábado (31), agentes de segurança e fiscalização, como parte da 39ª fase da Operação Curupira, prenderam um homem em flagrante por crime ambiental na zona rural de Novo Progresso, no sudoeste do Pará. O flagrante ocorreu na estrada vicinal Rio Claro, enquanto o suspeito ateava fogo na vegetação de uma propriedade privada. A operação, que tem uma base fixa em Novo Progresso desde março de 2023, realiza ações contínuas de combate a crimes ambientais na região.
O homem, funcionário da fazenda onde o incêndio foi provocado, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Novo Progresso. Ele foi autuado em flagrante pelo crime de incêndio em mata, conforme o Artigo 41 da Lei nº 9.605/1998, que regula os crimes ambientais, e multado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
Combate e investigação
“Continuamos atuando fortemente por meio da Operação Curupira no combate a ilícitos ambientais em várias regiões do estado, e temos alcançado resultados positivos na redução do desmatamento no Pará. As equipes seguem com ações integradas e ininterruptas, autuando tanto os executores quanto os mandantes das infrações. Paralelamente, uma força-tarefa dentro da Polícia Civil investiga detalhadamente os casos encontrados pelas equipes de campo, demonstrando o valor do trabalho integrado de fiscalização e investigação para alcançar os verdadeiros responsáveis pelos crimes ambientais no Pará”, destacou Ualame Machado, secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social.
Após o flagrante, o suspeito teve a fiança arbitrada e responderá pelo crime em liberdade. A Polícia Civil instaurou um inquérito e continua as investigações, enquanto as equipes da Operação Curupira prosseguem com as diligências para localizar o proprietário da área onde o crime ambiental foi cometido.
Com informações da Ag. Pará