redacao@163noticias.com.br

(66) 99202-8497

Irã ataca bases dos EUA no Bahrein e no Kuwait – 08/07/2026 – Mundo

A Guarda Revolucionária do Irã disse que lançou mísseis e drones contra instalações militares dos EUA no Bahrein e no Kuwait nesta quarta-feira (8), após os EUA lançarem uma onda de ataques militares em resposta a ataques a navios-tanque no Estreito de Ormuz.

No mais recente golpe ao frágil acordo de cessar-fogo, o Irã disse ter realizado uma operação conjunta contra importantes instalações militares dos EUA em Bandar Salman, no Quinto Distrito Naval do Bahrein e na Base Aérea Ali Al Salem, no Kuwait, além de ter abatido um drone MQ-9 dos EUA que tentava interferir na operação.

Sirenes de ataque aéreo soaram no Bahrein e no Kuwait, e o Exército kuwaitiano disse que as defesas aéreas estavam enfrentando ataques “hostis” de mísseis e drones. Não houve comentário imediato por parte das Forças Armadas dos EUA.

O Comando Central dos EUA disse que mais de 60 pequenas embarcações estavam entre os alvos atingidos durante a operação, que tinha como objetivo impor um alto custo ao país pelos ataques a navios em violação ao cessar-fogo.

“A agressão injustificada das forças iranianas é uma violação clara e perigosa do cessar-fogo e prejudica a liberdade de navegação”, disse o comando central em comunicado.

O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, afirmou antes de uma cúpula de líderes em Ancara que os novos ataques dos EUA ao Irã eram “absolutamente necessários”.

“Quando se tem um cessar-fogo e o Irã está basicamente violando o cessar-fogo, acho totalmente crucial que os EUA reajam com força”, disse.

O alto comando militar conjunto do Irã, Quartel-General Central Khatam al-Anbiya, condenou os ataques americanos como um “ato flagrante de agressão”, ameaçou uma “resposta esmagadora” e alertou que Teerã não permitiria interferência na gestão do estreito.

Um alto negociador iraniano, o presidente do parlamento Mohammad Baqer Qalibaf, acusou os EUA de violar o acordo de cessar-fogo. Ele citou não apenas os últimos ataques militares, mas também as novas sanções ao petróleo, violações dos “ajustes” iranianos no Estreito de Hormuz e ataques israelenses contra o Líbano.

“A era de intimidação e extorsão acabou”, disse Qalibaf em uma publicação no X. “Não vamos ceder.”

A mídia iraniana havia relatado explosões no principal centro petrolífero do Irã, a Ilha de Kharg, na Ilha de Qeshm e nas cidades portuárias do sul, Sirik e Bandar Abbas.

A Press TV do Irã informou que várias explosões foram ouvidas no sul da Ilha de Kharg. O centro de comando americano não mencionou a Ilha de Kharg, de onde o Irã exporta 90% de seu petróleo bruto.

Um oficial dos EUA disse à Reuters que os ataques tiveram como alvo sistemas de defesa aérea iranianos, sistemas de vigilância costeira, mísseis terra-ar, mísseis de cruzeiro antinavio e locais de lançamento de drones.

Não foram relatadas mortes de civis no Irã, mas várias pessoas ficaram feridas por estilhaços de um projétil que atingiu um cais comercial em Sirik, segundo um repórter da TV estatal. Os relatos indicaram que os ataques também atingiram cais de pesca em Sirik e em Bandar Abbas.

Fonte: Folha de S. Paulo

163 NOTICIAS