Na tarde da última quinta-feira (07), durante uma ação de fiscalização de rotina na comunidade de Castanheira, pertencente ao município de Itaituba, sudoeste do Pará, a guarnição da Polícia Militar do PPD 111 º de Cabaçal avistou um homem em atitude suspeita.
Identificado como Theo Pereira, de 31 anos, o homem foi abordado e, em sua posse, os policiais encontraram 7 gramas de substância semelhante a maconha e duas gramas de material aparentando ser crack. Ao ser questionado sobre a posse do material ilícito, Theo afirmou ser usuário de drogas e que adquiria os entorpecentes de uma idosa chamada Maria Iraní da Silva, de 60 anos.
Os policiais foram até a residência de Maria, que negou a venda do material, mas autorizou a entrada dos agentes em sua casa. Durante a revista, foram encontrados 15 saquinhos contendo um pó que aparentava ser cocaína em um dos cômodos, além de uma espingarda calibre 16 escondida embaixo da cama. Maria negou ser a proprietária da arma, acusando Theo de ser o responsável pelo armamento e ter pedido a ela para guardá-lo.
Diante dos fatos, ambos foram detidos e serão encaminhados para a 19° seccional de polícia civil para os procedimentos legais necessários. O caso agitou a comunidade de Cabaçal, destacando a importância da atuação policial na repressão ao tráfico de drogas e posse ilegal de armas na região.