O papa Francisco fez um apelo contundente nesta quinta-feira (14) para a criação de um tratado internacional juridicamente vinculante que regulamente a inteligência artificial (IA). A mensagem foi transmitida no contexto do Dia Mundial da Paz da Igreja Católica Romana, celebrado em 1º de janeiro, e teve como título “Inteligência Artificial e Paz”.
Na comunicação enviada tradicionalmente aos líderes mundiais, o pontífice destacou a necessidade de ações globais para lidar com a escala global da inteligência artificial. Ele enfatizou que, além da responsabilidade dos Estados soberanos em regulamentar o uso interno da tecnologia, as organizações internacionais têm um papel crucial na obtenção de acordos multilaterais e na coordenação de sua aplicação e execução.
Francisco expressou preocupação ética em relação à pesquisa sobre tecnologias emergentes, especialmente nos chamados Sistemas de Armas Autônomas Letais, que envolvem o uso da inteligência artificial como arma. O papa alertou que tais sistemas não podem ser moralmente responsáveis e destacou a necessidade urgente de regulamentação global para evitar abusos e promover a paz.