Uma bebida produzida na Amazônia brasileira ficou em 2º lugar no prêmio World Gin Awards 2024, realizado na Inglaterra, na última quinta-feira (18). O gin paraense venceu na categoria “signature botanical”, dando destaque à flor de jambu, hortaliça amazônica que tem feito sucesso fora do país.
Criada em 2022 pelo empresário paraense Leandro Daher, o AMZ Tropical Gin é uma bebida no estilo dry gin com boas notas de zimbro e coentro e a presença de outros 11 botânicos, entre eles, a flor de jambu. A empresa foi a única a pontuar nesta categoria entre as brasileiras.
O jambu da Amazônia oferece uma sensação de deixar um tremor na boca e é utilizado em pratos famosos, como o tacacá, ou o arroz paraense, em cosméticos, bombons e bebidas, como a cachaça de Jambu, provado e aprovado recentemente pela cantora do grupo Evanescence, Amy Lee.
Além disso, a hortaliça é foco de estudo por causa da dormência causada na boca, provando que possui substância anti-inflamatória e anestésica.
O prêmio World Gin Awards 2024 teve mais de mil empresas inscritas e busca avaliar uma série de critérios relacionados à composição da fabricação da bebida destilada.
O sistema de cultivo é o com água, sol e adubo. Em 15 dias, as mudas começam a surgir e são replantadas em outras áreas. Mais 25 dias de cultivo são necessários até que o jambu esteja no ponto de colheita.
Ele é produzido o ano todo, principalmente entre maio e outubro, período que chove menos no Pará. A hortaliça é vistosa, tem muitas folhas e atinge até 30 centímetros de altura.