redacao@163noticias.com.br

(66) 99202-8497

BRASIL

BRASIL

Reprodução

Grande Manifestação Convocada por Bolsonaro Reúne Milhares na Avenida Paulista

Discrepância nos Números: Diferentes Estimativas Marcam o Evento Político

A manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) neste domingo (25) na Avenida Paulista atraiu uma grande multidão, com estimativas divergentes sobre o número de participantes. Segundo o Monitor do Debate Político no Meio Digital, um projeto de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), cerca de 185 mil pessoas estiveram presentes por volta das 15h, o momento de maior concentração.

No entanto, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo apresentou uma cifra muito maior, afirmando que aproximadamente 600 mil pessoas estiveram na Avenida Paulista e 750 mil no total, quando contabilizados os presentes nas ruas adjacentes.

Essa discrepância nos números lembra eventos anteriores. Na manifestação de Bolsonaro em 7 de setembro de 2021, quando ainda ocupava a presidência, a Polícia Militar, então comandada por João Doria, estimou a presença de 125 mil pessoas. Os pesquisadores da USP, contudo, baseiam suas projeções em imagens aéreas, destacando que o número final é calculado no momento de maior concentração de manifestantes.

A metodologia utilizada pelos pesquisadores envolve a análise de 43 fotos tiradas entre 15h e 17h. Destas, 11 foram selecionadas para cobrir toda a extensão da manifestação, sem sobreposição. Cada foto foi dividida em oito partes, e foi aplicado o método Point to Point Network (P2PNet) para identificar cabeças e estimar a quantidade de pessoas em cada imagem. A precisão desse método é de 72,9%, com uma acurácia de 69,5% na identificação de cada indivíduo.

Apesar disso, é importante notar que para a contagem de público, o erro percentual médio é de 12% para mais ou para menos em imagens aéreas com mais de 500 pessoas, o que destaca a complexidade desse tipo de avaliação estatística em eventos de grande magnitude como esse.

Como foi o ato

Bolsonaro discursou aos manifestantes poucos depois das 16h. Dentre outros temas, o ex-presidente falou sobre a operação da Polícia Federal (PF) que investiga a organização de uma tentativa de golpe de Estado.

O ex-presidente defendeu que estado de sítio tem previsão constitucional, mas afirmou que não arquitetou convocação da medida.

Além do ex-mandatário, também discursaram a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) e Gustavo Gayer (PL-GO), os senadores Magno Malta (PL-ES) e Rogerio Marinho (PL-RN) e o pastor Silas Malafaia.

Sete de Setembro com Bolsonaro

A última vez em que Bolsonaro participou de um ato na avenida Paulista foi em 7 de setembro de 2021 – data em que se comemora o dia da Independência do Brasil e foi amplamente utilizada pelo então presidente.

Na ocasião, cerca de 125 mil pessoas compareceram, segundo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom). O Monitor do Debate Político no Meio Digital não estimou público na data.

No 7 de setembro do ano seguinte, a estimativa de público foi de 32,7 mil pessoas, com margem de erro de mais ou menos 3,9 mil indivíduos, de acordo com o Monitor do Debate Político no Meio Digital.

163noticias.com.br com informações da CNN