Os corpos das duas vítimas do naufrágio de uma pequena embarcação no Rio Xingu foram encontrados no início da tarde desta terça-feira (18/06) pela equipe de busca do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militares (9ªGBM). O naufrágio ocorreu na comunidade de Santa Maria, a 50 quilômetros de Altamira, município na região sudoeste do Pará.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, os dois corpos flutuaram nas águas e foram encontrados pela equipe com a ajuda de ribeirinhos. Os corpos chegaram em Altamira e foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML). O naufrágio da pequena embarcação aconteceu na noite do último domingo (16), quando um grupo de seis pessoas voltava de rabeta para a comunidade de Santa Maria. O acidente ocorreu na localidade conhecida como Cachoeira do Jabuti. Quatro tripulantes conseguiram se salvar flutuando no rio até serem resgatados pelos ribeirinhos. Duas pessoas desapareceram nas águas: um homem de 49 anos e um jovem de 15 anos.
Buscas
As buscas pelas vítimas começaram na manhã da última segunda-feira (17). Uma equipe, incluindo mergulhadores do 9º GBM, foi destacada para a localidade, com apoio dos ribeirinhos da área. O local conhecido como Cachoeira do Jabuti tem uma forte correnteza. A ação se concentrou em localizar as vítimas ou destroços da embarcação.
De acordo com o boletim de ocorrência, a embarcação tinha oito metros de comprimento e transportava seis pessoas. Ela pertencia a Felix Pereira da Silva, morador da comunidade de Santa Maria. O local do acidente é uma área isolada, de difícil acesso e comunicação.
O grupo passou o dia em uma localidade e estava retornando à noite para a comunidade de Santa Maria. Por volta das 19h do domingo (16), ao passar pela Cachoeira do Jabuti, a embarcação afundou após enfrentar um trecho de rebojo, espécie de redemoinho causado pela densidade da água e uma formação geomorfológica. A localidade fica a cerca de duas horas de lancha de Altamira.