Após ataques do Hamas, a bandeira de Israel é exibida na fachada do Senado Federal
A bandeira de Israel foi projetada, na noite de domingo (08), na cúpula do Senado Federal em Brasília. O país vai, nesta segunda-feira (09), para o terceiro dia de conflitos com o Hamas, classificado pelos Estados Unidos e pela União Europeia como grupo terrorista.
Segundo o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), a ação foi feita em solidariedade às vítimas, aos feridos e aos desaparecidos israelenses. “Agradeço imensamente ao presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG) por ter acatado o meu pedido para iluminar a cúpula do Senado em apoio ao povo de Israel nesse momento de grande sofrimento e dor”, afirmou Alcolumbre nas redes sociais aos divulgar a imagem da fachada do Senado. O senador amapaense foi o primeiro judeu a assumir a presidência do Senado, em 2019.
Repatriação de brasileiros
O governo federal informou que o primeiro avião para repatriação de brasileiros que estão em Israel decolou da Base Aérea de Natal no domingo (08). A aeronave, modelo KC-30, com capacidade par 238 passageiros, irá até Roma, na Itália, e aguardará coordenação do Ministério das Relações Exteriores.
Ao menos 500 brasileiros entraram em contato com a embaixada brasileira em Israel para conseguir orientações, de acordo com fontes do governo brasileiro, após os ataques do grupo islâmico Hamas, classificado pelos Estados Unidos e pela União Europeia como grupo terrorista.
Não há informações sobre a quantidade de pessoas que desejam retornar ao Brasil. A maioria dos que procuraram a representação é de turistas.
O governo deve preparar até a manhã desta segunda-feira uma lista com aqueles que desejam retornar ao país. A Aeronáutica tem seis aviões destinados à operação de repartriação.
Israel retoma áreas ao redor de Gaza
O porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), o almirante Daniel Hagari, declarou, na manhã desta segunda-feira (09), que as tropas israelenses retomaram o controle de todas as comunidades ao redor da Faixa de Gaza. Segundo ele, não há mais combates entre as FDI e o Hamas.
O anúncio foi feito mais de 48 horas após o Hamas ter lançado um ataque surpresa, no sábado (7), com milhares de foguetes e enviado combatentes através da fronteira, numa incursão que Israel não via desde a Guerra da Independência de 1948.
Veja imagens do conflito entre Israel e Hamas