redacao@163noticias.com.br

(66) 99202-8497

PARÁ

PARÁ

Reprodução

Bebida da flor de jambu, fica em 2º lugar em competição mundial

Gin paraense venceu na categoria "signature botanical", dando destaque à flor de jambu, hortaliça amazônica que tem feito sucesso fora do país.

Uma bebida produzida na Amazônia brasileira ficou em 2º lugar no prêmio World Gin Awards 2024, realizado na Inglaterra, na última quinta-feira (18). O gin paraense venceu na categoria “signature botanical”, dando destaque à flor de jambu, hortaliça amazônica que tem feito sucesso fora do país.

Criada em 2022 pelo empresário paraense Leandro Daher, o AMZ Tropical Gin é uma bebida no estilo dry gin com boas notas de zimbro e coentro e a presença de outros 11 botânicos, entre eles, a flor de jambu. A empresa foi a única a pontuar nesta categoria entre as brasileiras.

O jambu da Amazônia oferece uma sensação de deixar um tremor na boca e é utilizado em pratos famosos, como o tacacá, ou o arroz paraense, em cosméticos, bombons e bebidas, como a cachaça de Jambu, provado e aprovado recentemente pela cantora do grupo Evanescence, Amy Lee.

Além disso, a hortaliça é foco de estudo por causa da dormência causada na boca, provando que possui substância anti-inflamatória e anestésica.

O prêmio World Gin Awards 2024 teve mais de mil empresas inscritas e busca avaliar uma série de critérios relacionados à composição da fabricação da bebida destilada.

O sistema de cultivo é o com água, sol e adubo. Em 15 dias, as mudas começam a surgir e são replantadas em outras áreas. Mais 25 dias de cultivo são necessários até que o jambu esteja no ponto de colheita.

Ele é produzido o ano todo, principalmente entre maio e outubro, período que chove menos no Pará. A hortaliça é vistosa, tem muitas folhas e atinge até 30 centímetros de altura.

163noticias.com.br com informações do G1