Na madrugada desta segunda-feira, um casal de mulheres se envolveu em uma briga no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) no Distrito de Alter do Chão, em Santarém. Durante a discussão, uma das mulheres segurava um bebê de apenas 2 meses no colo. O vigia do CAT testemunhou a cena e prontamente acolheu a criança, que estava suja de terra devido à briga no chão.
Inicialmente, acredita-se que a briga tenha sido motivada por uma suspeita de traição. A mulher teria flagrado a mãe da criança com um homem na praia. Um vídeo que foi enviado à nossa equipe de reportagem mostra as duas mulheres brigando no chão, enquanto o vigia cuidava do bebê. O Conselho Tutelar foi chamado por volta das 4h pelo próprio vigia do CAT, que tomou conta do bebê. Por volta das 6 da manhã, a mãe da criança retornou ao local para buscá-la.
Maria Avelino, uma conselheira, relatou a situação: “Como ela não estava alcoolizada e nem com cheiro de entorpecentes, eu acolhi a mãe e coloquei para amamentar a criança que estava com fome. A parceira da mãe da criança apareceu no conselho, querendo invadir e me ameaçando. O vigia me protegeu e ficou tentando acalmá-la, mas não conseguiu, e ela pegou duas pedras e as jogou no carro do conselho, quebrando-o.”
A Polícia Militar foi chamada, e a mãe do bebê e a conselheira ficaram trancadas no local sob a proteção do vigia e do motorista do Conselho Tutelar.
Às 9 horas, a delegacia de Alter não estava aberta para registrar um boletim de ocorrência, fazendo com que a conselheira tivesse que se deslocar até a 16ª Seccional de Polícia Civil em Santarém para realizar os procedimentos necessários.