Conhecida por suas águas de cor azulada e a beleza exuberante da paisagem natural, a Cachoeira Serra Azul, localizada no Sesc Serra Azul entre os municípios de Rosário Oeste (128 km ao norte de Cuiabá) e Nobres (146 km a médio norte), ficará interditada para banho dos visitantes e turistas por tempo indeterminado. O fechamento ocorrerá a partir do próximo dia 15 de julho.
Segundo informações da assessoria do Sesc Pantanal, entidade que administra o local, a cachoeira passará por uma intervenção de segurança e, neste período, seu acesso será permitido somente para contemplação dos visitantes, ficando restrito o banho e mergulhos.
A readequação começará já na próxima semana, no dia 15, mas será temporária. Durante as intervenções, o banho dos turistas será realocado para o Riacho Serra Azul, que fica no caminho da cachoeira e faz parte da mesma corrente de água. Os turistas poderão fazer a trilha para se refrescar no riacho, subir os degraus para contemplar a Cachoeira Serra Azul e descer de tirolesa.
Para acessar o espaço, é necessário percorrer 800 metros, além de uma escadaria com 470 degraus de subida e descida para chegar até a Cachoeira Serra Azul. A queda d’água mede 45 metros de altura e despenca sobre uma piscina natural de um azul marcante. A profundidade é de 6 metros, e o local ainda possui um deck onde os visitantes podem apreciar a paisagem.
Ainda não há uma data prevista para o retorno do banho na cachoeira, mas a assessoria garantiu que, após o término da readequação, a flutuação voltará para o lago formado pela cachoeira.
O funcionamento segue normal para as demais atividades.