O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) publicou nesta sexta-feira (9) o edital completo da edição especial do programa CNH Pai D’égua – Mães Atípicas. A iniciativa oferece 4 mil vagas para emissão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), distribuídas por todas as regiões do estado, sendo 2 mil delas destinadas à capital, Belém, e à Região Metropolitana.
Voltada exclusivamente para mães com filhos neuroatípicos, a edição especial contempla aquelas que têm sob seus cuidados crianças e adolescentes com deficiências físicas ou intelectuais, síndromes raras, transtornos neurológicos, autismo ou doenças crônicas que exigem atenção constante. A proposta busca facilitar a locomoção dessas mães e seus filhos, promovendo inclusão e autonomia.
Além de garantir mobilidade, o programa também visa ampliar o acesso dessas mulheres ao mercado de trabalho, como destacou a diretora-geral do Detran, Renata Coelho. “O governo do Estado também quer fazer parte dessa rede de apoio tão necessária. Além de oportunizar uma vaga no mercado de trabalho, a CNH pode ajudar essas mães a adquirirem um veículo e, assim, facilitar o cotidiano e cuidados especiais dessas famílias”, afirmou.
Para participar, as candidatas devem estar inscritas e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico) até 28 de fevereiro de 2025, apresentar laudo do filho ou filha emitido pelo SUS e não possuir Renach ativo (registro nacional de condutores), entre outros critérios estabelecidos no edital.
As inscrições começam nesta segunda-feira (12) exclusivamente pelo site cnhpd.detran.pa.gov.br, inicialmente para moradoras de Belém e Região Metropolitana. Neste primeiro momento, não é necessário apresentar documentos — basta preencher os dados solicitados.
Confira o cronograma de inscrições por região:
- Belém e Região Metropolitana
2.000 vagas
Inscrições: 12 a 15 de maio - Marajó, Paragominas, Abaetetuba, Capanema e Tucuruí
Inscrições: a partir de 23 de junho - Santarém, Altamira e Itaituba
Inscrições: a partir de 4 de agosto - Marabá, Parauapebas e Redenção
Inscrições: a partir de 15 de setembro
A iniciativa faz parte da política estadual de inclusão social e marca também as ações do governo em homenagem ao Dia das Mães.
Com informações de O Liberal