Corpo de Bombeiros Encontra Última Vítima de Deslização em Manacapuru, AM

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas encontrou, na tarde desta quinta-feira (10), o corpo de Letícia Correa de Queiros, de 6 anos. A criança estava desaparecida desde segunda-feira (7), após uma penetração de terra ocorrida no Porto da Terra Preta, em Manacapuru (AM). Letícia estava entre as duas pessoas desaparecidas, junto com Franklin Pinheiro de Souza, de 36 anos, cujo corpo foi localizado na quarta-feira (9). Com a localização da última vítima, as autoridades confirmaram duas mortes e 10 feridos, encerrando assim as buscas.

A Defesa Civil do estado está acompanhando a situação e prestando suporte conforme as necessidades especificadas pela prefeitura local. A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) está investigando o incidente, realizando entrevistas com familiares das vítimas e moradores da área na próxima penetração. Além disso, a Delegacia Interativa de Polícia (DIP) notificará o proprietário do terreno e o responsável pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), como parte do processo de apuração das causas de penetração. As buscas se estenderam por quatro dias.

A observação das “Terras Caídas”, impulsionada pela seca extrema que afeta a Amazônia, é apontada como uma das causas de penetração. Segundo geólogos, a queda acentuada dos níveis dos rios expõe as margens, que ficam fragilizadas e cedem sem o suporte da água. O Amazonas enfrenta atualmente uma pior seca de sua história, com todas as cidades do estado em situação de emergência. O Rio Negro atingiu seu menor nível em mais de 120 anos de monitoramento, agravando ainda mais a crise ambiental.

Com informações da CNN Brasil