Deputado Henderson Pinto Solicita Auxílio Emergencial para Pescadores Afetados pela Seca no Oeste do Pará

Pescadores da região oeste paraense que vivem diretamente da atividade pesqueira têm enfrentando dificuldades por conta da seca extrema que atinge a região. Sensível à situação, o deputado federal Henderson Pinto, juntamente com os vereadores de Santarém Jander Ilson Pereira e Alexandre Maduro, esteve em audiência nesta quarta-feira (18), com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, para pedir que o governo federal viabilize o auxílio emergencial para os pescadores.

De acordo com o deputado, o ministro foi receptivo com a demanda e afirmou que o governo federal já trabalha com uma proposta para atender a este público.

Segundo o ministro, a situação da região é similar à realidade enfrentada pelos pescadores do Amazonas, Acre e Rondônia, e que a demanda apresentada receberá a devida atenção do Governo Federal.

“Os pescadores têm um papel fundamental no desenvolvimento do nosso Pará, em especial da minha região Oeste. Por isso, neste momento difícil, eles precisam de apoio e atenção. Apresentei esta demanda ao ministro André de Paula, que foi muito receptivo com a nossa proposta e garantiu que o nosso pedido será avaliado com a devida atenção e rapidez”, afirmou Henderson Pinto.

Na Amazônia, o seguro defeso é pago de novembro a março. Ainda de acordo com o Ministério da Pesca e Aquicultura, a intenção é oferecer dois meses a mais desse auxílio, que não se enquadra nas regras legais do seguro-defeso.

Os vereadores Jander Ilson Pereira e Alexandre Maduro enfatizaram a importância da articulação e a necessidade de maior atenção do Governo Federal junto aos trabalhadores da pesca.

“Os peixes estão morrendo e nossos pescadores estão se sentindo isolados, eles precisam se ajuda”, pontuou Jander IIson. Já Alexandre Maduro cobrou a presença do Governo Federal na região: “estamos acompanhando a situação de perto e sabemos que não está sendo fácil, por isso, nesse sentido, seria importante a presença do governo federal na nossa região, para conhecer de perto a situação e agilizar os recursos”, disse.