Deputados anunciam pedido de impeachment contra Lula por declaração sobre Israel e Holocausto
Um grupo de deputados federais anunciou no último domingo (18) sua intenção de protocolar um pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva devido a uma declaração feita durante um evento em Adis Abeba, na Etiópia, na qual comparou a ação militar israelense na Faixa de Gaza ao Holocausto. Segundo a deputada Carla Zambelli (PL-SP), a fala configura um crime de responsabilidade. As informações são do R7, parceiro nacional do Portal Correio.
“A declaração do presidente da República é injustificável, leviana e absurda. É uma afronta aos judeus, aos descendentes do horror do nazismo e algo que só fomenta o crescimento do antissemitismo no Brasil. O direito à liberdade de expressão não engloba a banalização ao Holocausto“, declarou a parlamentar.
A declaração de Lula ocorreu durante uma entrevista coletiva no mesmo domingo, após sua participação na 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, em Adis Abeba. “O que está acontecendo na Faixa de Gaza, com o povo palestino, não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler decidiu matar os judeus”, afirmou o presidente.
Os deputados alegam que Lula pode ter cometido crime de responsabilidade, conforme o Artigo 5º da Constituição, por “ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade“.