Pelo menos cinco deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) estão sendo considerados como postulantes nas eleições municipais de 2024. Além da capital, Cuiabá, esses parlamentares estão se organizando para concorrer a prefeituras no interior do estado. Na corrida eleitoral da capital, o presidente da Casa de Leis, deputado Eduardo Botelho, está empenhado em viabilizar sua candidatura à sucessão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) no Palácio Alencastro. Botelho está enfrentando uma disputa interna com o deputado federal Fábio Garcia e aguarda a definição do União Brasil para consolidar seu projeto político.
Em Várzea Grande, o nome que vem sendo ventilado é o do deputado Fábio Tardin (PSB). Ex-presidente da Câmara Municipal da cidade, Tardin conquistou uma vaga no parlamento estadual nas últimas eleições. Embora evite confirmar a informação, o político conta com o aval do seu partido para assumir o protagonismo na Cidade Industrial.
No interior do estado, os deputados estaduais Cláudio Ferreira (PL) e Thiago Silva (MDB) estão se destacando como pré-candidatos à Prefeitura de Rondonópolis (215 km ao Sul). Os parlamentares se apresentam como representantes da “direita”, buscando ampliar sua popularidade no município, atualmente administrado por Zé Carlos do Pátio (PSB), um simpatizante de Lula.
Outro nome que ganha destaque nas movimentações é o líder do governo no Legislativo, deputado Dilmar Dal Bosco (União). Ele está sendo cogitado como candidato a prefeito em Sinop (279 km de Cuiabá). O parlamentar tem recebido encorajamento de lideranças e pode deixar o União Brasil para liderar a disputa pelo recém-criado PRD (Partido Renovação Democrática) em Mato Grosso.