redacao@163noticias.com.br

(66) 99202-8497

Garimpo

Garimpo

Reprodução/Sema/MT

Desmontado garimpo ilegal no Rio Paraguai: Operação da Sema-MT na APA Nascentes do Rio Paraguai

Ação conjunta com a Polícia Militar de Proteção Ambiental resulta em apreensões e multas em Alto Paraguai

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) desmantelou uma operação de garimpo ilegal que estava em pleno funcionamento nas águas do Rio Paraguai, dentro da Unidade de Conservação estadual, durante uma operação de fiscalização na Área de Proteção Ambiental (APA) Nascentes do Rio Paraguai.

A ação, que ocorreu no município de Alto Paraguai, situado a 198,6 km de Cuiabá, contou com o apoio do Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) de Barra do Bugres e foi realizada em resposta a denúncias de atividades de garimpo ilegal na região da estrada do Róla.

De acordo com as investigações, os suspeitos operavam um motor estacionário com equipamentos de dragagem para a extração de minérios às margens do Rio Paraguai. Durante a operação, foram apreendidos um conjunto de draga, bateia, peneiras e outros equipamentos relacionados ao garimpo ilegal.

Os envolvidos foram detidos e conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Diamantino, situada a 181,1 km de Cuiabá, juntamente com todo o material apreendido.

Além disso, durante uma fiscalização de rotina contra crimes ambientais que ocorreu entre os dias 1º e 6 de outubro, também em Alto Paraguai, os agentes ambientais da Sema-MT apreenderam carne de animal silvestre, aparentemente de cateto (caititu), pescado ilegal, duas armas de fogo e munições. Nesse período, foram aplicadas multas no valor total de R$ 18,8 mil por infrações ambientais.

Essas ações demonstram o compromisso das autoridades com a proteção do meio ambiente e a preservação de áreas de conservação, assim como a determinação em combater atividades ilegais que ameaçam os ecossistemas naturais e a biodiversidade da região.

163noticias.com.br com informações da Ag. da Noticia MT