fbpx
Connect with us
ads

Segurança

Detran retoma atendimento ao público em mais 12 municípios de MT

Published

on

Os municípios são Rosário Oeste, Diamantino, Poxoréo, Água Boa, Alto Garças, Cláudia, Terra Nova do Norte, Marcelândia e Confresa, Araputanga, Comodoro e Aripuanã.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) vai retomar o atendimento ao público, por agendamento, a partir da próxima segunda-feira (20), em mais 12 municípios: Rosário Oeste, Diamantino, Poxoréo, Água Boa, Alto Garças, Cláudia, Terra Nova do Norte, Marcelândia e Confresa, Araputanga, Comodoro e Aripuanã.

As unidades do Detran serão reabertas após esses 12 municípios terem a classificação de risco de contágio do novo coronavírus rebaixada para moderada ou baixa, conforme o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), divulgado na quinta-feira (16), com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso.

No último dia 13 de julho, o Detran também retomou o atendimento presencial nas unidades da autarquia das cidades de Alto Araguaia, Dom Aquino e Juína.

Permanecem com o atendimento presencial suspenso temporariamente unidades do Detran de 41 cidades, incluindo todas as unidades de Cuiabá e Várzea Grande, por continuarem na classificação de risco muito alto e alto risco de contágio do novo coronavírus, conforme o boletim informativo da SES-MT.

Em Cuiabá continua fechada a sede, os Núcleos de Atendimento do Shopping Estação, Goiabeiras Shopping e Galeria Itália. Também segue fechada a unidade do Detran localizada no Várzea Grande Shopping.

O prazo de suspensão do atendimento nas unidades será atualizado conforme a divulgação do Boletim Informativo da Secretaria Estadual de Saúde com a classificação de risco de contágio do vírus nos municípios mato-grossenses.

Por isso, o Detran-MT informa que não irá realizar novos agendamentos para atendimento nessas cidades, até a reabertura dessas unidades.

Canal para informações

Durante o período de suspensão do atendimento presencial em boa parte das unidades do Detran no estado, o cidadão pode obter informações e esclarecer dúvidas sobre os procedimentos e serviços do Detran-MT através do e-mail: [email protected]

Prazos suspensos

Conforme a Resolução n° 782 de 18 de junho de 2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), continua valendo a suspensão do prazo para os seguintes serviços:

  • Transferência de propriedade do veículo;
  • Emplacamento por mudança de cidade ou município;
  • Primeiro emplacamento veicular;

Prazo de validade indeterminado da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Permissão para Dirigir (PPD), para os motoristas que estão com o documento vencido desde o dia desde o dia 19 de fevereiro de 2020.

Já quanto à primeira habilitação, o prazo do processo, que tem validade de 12 meses (01 ano), foi prorrogado por mais 180 dias (06 meses), conforme estipulado na deliberação n° 185 de 19 de março de 2020 do Contran.

Vale ressaltar que os processos de habilitação que tiveram a prorrogação do prazo por mais 180 dias são aqueles que venceriam a partir de 21 de março de 2020, e vão ficar ativos no Detran e demais órgãos executivos de trânsito.

Serviços online

O Detran orienta a população que verifique se o serviço que deseja está disponível de forma digital, no site da Autarquia (www.detran.mt.gov.br) ou pelo aplicativo MT Cidadão.

Através do site ou pelo aplicativo, podem ser feitas a solicitação da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), troca para a CNH definitiva, solicitação da Permissão Internacional para Dirigir (PID), além da emissão de taxas como o IPVA, Seguro DPVAT e multas, consulta a informações de veículo, informações de condutor, resultado de Recurso de Infração, Certidão Negativa de Multa, emissão da Certidão de Condutor, validar documentos e Certidão de Propriedade.

Impressão do Licenciamento

Um dos serviços disponíveis online é a impressão do Licenciamento Anual de Veículos, que pode ser feito em papel A4, em qualquer lugar em que o cidadão tenha acesso à impressora e a internet.

O serviço foi autorizado pelo Denatran e disponibilizado pelo Governo do Estado no site do Detran-MT e pelo aplicativo MT Cidadão. O documento em papel A4 tem o mesmo valor jurídico do conhecido “verdinho”, que era impresso em papel moeda.

Emissão de CNH

Mesmo com o fechamento temporário em razão da pandemia do novo coronavírus, o Detran-MT continua emitindo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) aos condutores que solicitam o documento via aplicativo MT Cidadão.

O documento é enviado pelos correios no endereço cadastrado junto ao Detran-MT ou na unidade escolhida pelo condutor, podendo, neste último caso, ser retirado pelo mesmo assim que a unidade for reaberta para atendimento ao público.

Fonte / Créditos: G1

Continue Reading
Advertisement
Comments