redacao@163noticias.com.br

(66) 99202-8497

BRASIL

BRASIL

(Reprodução)

Dia D de Vacinação Contra a Poliomielite Mobiliza Crianças Menores de 5 Anos em Todo o País

Ministério da Saúde Promove Campanha Nacional para Erradicação da Paralisia Infantil

Neste sábado (8), crianças menores de 5 anos devem comparecer aos postos de saúde em todo o país para o Dia D de vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. A campanha, organizada pelo Ministério da Saúde com o apoio das secretarias estaduais e municipais de saúde, iniciou no dia 27 de maio e continuará até 14 de junho.

O Ministério da Saúde enfatiza que a vacinação é a única maneira de prevenir a poliomielite e que todas as crianças menores de 5 anos devem ser vacinadas conforme o esquema de vacinação de rotina e durante as campanhas nacionais anuais, como a atual.

Desde 2016, o esquema vacinal contra a poliomielite inclui três doses da vacina injetável (VIP) administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de duas doses de reforço com a vacina oral bivalente (VOP), popularmente conhecida como gotinha. Essa mudança segue as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a erradicação global da poliomielite.

A Doença

A poliomielite é classificada pelo Ministério da Saúde como uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que pode infectar tanto crianças quanto adultos através do contato direto com fezes ou secreções de pessoas infectadas. Em casos graves, a doença pode causar paralisias musculares, afetando principalmente os membros inferiores.

Fatores como a falta de saneamento básico, condições habitacionais inadequadas e higiene pessoal deficiente contribuem para a transmissão do poliovírus. As sequelas da infecção pelo poliovírus, que afeta a medula e o cérebro, são geralmente de natureza motora e não têm cura.

Atualmente, a poliomielite permanece endêmica em apenas dois países: Afeganistão e Paquistão, que registraram pelo menos cinco casos em 2021. O Brasil não tem casos de poliovírus selvagem desde 1990. No entanto, a cobertura vacinal no Brasil tem ficado abaixo da meta de 95% desde 2016.

Este Dia D de vacinação é uma oportunidade crucial para aumentar a cobertura vacinal e manter o país livre da poliomielite.

163noticias.com.br com informações da Ag. Brasil