redacao@163noticias.com.br

(66) 99202-8497

MATO GROSSO

MATO GROSSO

(Divulgação)

Dia das Mães: Vendas Podem Alcançar R$ 523 Milhões em Mato Grosso

Pesquisa do Sebrae/MT aponta aumento expressivo nas intenções de consumo

A procura por presentes no Dia das Mães pode gerar um montante de R$ 523 milhões em Mato Grosso, incluindo comércio e serviços, de acordo com um levantamento realizado através da Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia das Mães e divulgado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no estado (Sebrae/MT) na segunda-feira (29). Somente as vendas em pequenas empresas devem gerar um faturamento estimado em R$ 323 milhões.

Segundo a pesquisa, o valor estimado das vendas deste ano é 66% maior do que o faturado no ano passado. Cerca de 77% dos consumidores mato-grossenses pretendem comprar presentes na data. Dos entrevistados, 31% afirmaram que comprarão presentes de pequenos comerciantes ou pela internet.

Quanto ao valor que os mato-grossenses pretendem gastar, 24% planejam desembolsar entre R$ 100 e R$ 199, enquanto 19% estão dispostos a gastar R$ 500. A média por pessoa será de R$ 263 em compras no estado, um aumento de 27% em relação ao ano anterior.

Em relação aos itens mais desejados, roupas lideram o ranking da lista de intenção de compras, com 27% das respostas. Na sequência, aparecem perfumes (20%), calçados (19%) e flores (11%). A lista também inclui itens como bolsas (11%), joias (11%), chocolates (10%) e outros.

Quanto aos locais de compra, a qualidade dos produtos foi apontada como o principal fator de escolha (57%), seguido pelo melhor preço (52%) e locais com promoções e descontos (44%). Metade dos entrevistados afirmou que fará as compras para o Dia das Mães na semana do dia 05/05, e 25% planejam realizar as compras na primeira semana de maio.

A Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia das Mães em Mato Grosso é um produto da Gerência de Inteligência Estratégica do Sebrae/MT. Realizada via entrevistas telefônicas, entre os dias 23 de março a 16 de abril de 2024, foram entrevistadas 743 pessoas residentes no estado. Utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% para 95% de confiança.

Para o gestor estadual de varejo do Sebrae/MT, Leandro Gonçalves, os meios digitais podem ser aliados dos pequenos negócios.

“Investir em campanhas nas redes sociais com posts que destacam as ofertas especiais, testemunhos de clientes satisfeitos e contagens regressivas para a data comemorativa, é uma boa. Em relação ao ano passado, tanto a procura pelos pequenos comerciantes quanto pela internet, aumentaram significativamente, cerca de 56% a mais”, ressaltou.

163noticias.com.br com informações do G1