A balsa responsável pela travessia do Rio enfrenta sérias dificuldades devido à formação de bancos de areia, obstruindo o caminho e prejudicando a navegação.
Na manhã desta sexta-feira, o prefeito Valmir Climaco, em conjunto com representantes da empresa Rodonave Navegações, realizou uma vistoria na rota da balsa para avaliar a situação em cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O prefeito enfatizou que já teve conversas com a administração do DNIT, propondo a realização de uma dragagem no leito do rio por onde a balsa opera, a fim de evitar que o serviço seja interrompido devido à formação dos bancos de areia.
No entanto, caso o DNIT não conceda autorização para essa intervenção, conforme alertaram engenheiros municipais que acompanharam o prefeito na inspeção, o serviço de travessia de veículos no Rio Tapajós estará em risco, com potencial para prejudicar a sociedade em geral. Isso porque milhares de pessoas dependem das balsas para se locomoverem até seus locais de trabalho.