fbpx
Connect with us
ads

AgroNotícias

Dono do Grupo Risa dormiu por um ano dentro de um Mercedes 1113 e hoje fatura mais de R$1 bilhão por safra

Published

on

José Antônio Gorgen, mais conhecido como Zezão, é o fundador e diretor-presidente do Grupo Risa, maior empresa do agronegócio do Norte e Nordeste do Brasil e que, somente em 2020, fatutrou mais de R$1 bilhão de reais.

Gaúcho, Zezão nasceu em Não Me Toque, no Rio Grande do Sul e com apenas 19 anos, pegou o caminhão da família, um Mercedes-Benz L 1113, e foi para o Goiás.

“Passei o primeiro ano dormindo no Mercedes 1313 em que eu vim para o Maranhão. Era uma terra pequena e montamos apenas um barracão coberto de telhas. Esse espaço servia de refeitório, oficina e depósito de sementes.” contou o empresário.

Nos primeiros dois anos, Zezão insistiu na produção de soja e arroz. No entanto, não havia comprador de soja na região e por isso, precisava vender para compradores do Goiás, o que não compensava.

De 1986 a 1990, o jovem se dedicou apenas a produção de arroz.

“Eu sabia que a soja tinha potencial. Só tinha de mostrar isso para todo mundo. Assim, em 1991 eu abandonei o arroz e voltei para a soja. Daí em diante, me dediquei à soja, ao milho, minha safrinha, e ao sorgo. Aliás, essa planta é rica em nutrientes. Ou seja, ela ajuda a preparar a terra para a produção dos grãos.”

Na época, Zezão foi uma referência e serviu como incentivo para outros agricultores plantarem soja na região.

Já com uma logística própria, a família começou agregar negócios em torno da agricultura, criando, em 2000, os misturadores de fertilizantes.

Atualmente, o Grupo Risa possuí 6 fazendas, sendo 3 no Maranhão e 3 no Piauí. As operações da empresa englobam seis unidades de negócios: agricultura, fertilizantes, defensivos, logística, máquinas agrícolas e trading.

Lembra que tudo começou em um Mercedes-Benz 1113? Bom, o empresário continua apostando na marca para o transporte de sua produção.

Cerca de 80% da frota de caminhões 9 eixos da empresa, são tracionados pelos Actros 2651 6×4. 

No final de 2020, um lote de 50 modelos da nova geração foram incorporados na frota de 120 Actros, que entraram em operação ainda em 2018.

Esses 50 caminhões tracionam 50 Tritrens Basculantes, fabricadas pela Librelato e adquiridos em Setembro de 2020.

Para 2021, o Grupo Risa plantou 44.828,05 hectares de soja, com previsão de produção de 161.649 toneladas do grão.

Fonte: Jornal do Caminhoneiro

Continue Reading
Advertisement
Comments