Eleitores Devem Baixar e Atualizar e-Título até este Sábado para Votação no 2° Turno

Os dirigentes que planejam usar o aplicativo e-Título para votar no segundo turno das eleições municipais precisam baixá-lo ou atualizá-lo até este sábado (26). No domingo (27), data da votação, o aplicativo não estará disponível para download. O acesso ao e-Título só será restabelecido na segunda-feira (28). Essa medida foi inovadora para prevenir eventuais instabilidades do sistema no dia em que eleições de 51 cidades brasileiras voltarão às urnas para eleger novos prefeitos e vice-prefeitos.

De acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante o primeiro turno, o aplicativo registrou um pico de 7.600 acessos por segundo, evidenciando o grande volume de usuários.

Lançado em 2017, o e-Título é a versão digital do título de eleitor e pode ser utilizado como documento de identificação, desde que o eleitor já tenha realizado o cadastro biométrico. O aplicativo está disponível em lojas digitais e oferece informações como zona eleitoral, votação local, justificativa de ausência, certidão de quitação eleitoral, entre outros serviços. Vale destacar que, caso o eleitor esteja com o título cancelado, o acesso ao aplicativo não será permitido.

Para os participantes que não realizaram o reconhecimento biométrico, ainda é possível utilizar os seguintes documentos como substitutos do e-Título:

  • RG (carteira de identidade);
  • Passaporte;
  • Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
  • Certificado de reservista;
  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • Carteira de trabalho.

O segundo turno das eleições municipais ocorre neste domingo (27), quando eleições de 51 municípios brasileiros, incluindo 15 capitais, irão às urnas novamente.

Apuração dos Votos

A CNN fará a cobertura em tempo real da apuração dos votos nas 51 cidades que disputaram o segundo turno neste domingo (27). Para acompanhar todas as informações sobre as eleições municipais, basta acessar o link disponível na cobertura.

Com informações da CNN