redacao@163noticias.com.br

(66) 99202-8497

COP-28

COP-28

Reprodução

Encerramento da COP 28: Helder Barbalho Destaca Avaliação da Contribuição do Pará

Em Conferência do Pacto Global da ONU, Governador Aborda Iniciativas Ambientais Estaduais em Concordância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Nesta sexta-feira (08), último dia de participação da delegação do Governo do Pará na 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 28, que acontece em Dubai, o governador Helder Barbalho fez um balanço da presença do estado no encontro. A avaliação foi apresentada durante o evento “Transição no Sul Global: Construindo uma Economia Net Zero”, promovido pelo Pacto Global da ONU, em programação paralela à oficial da COP 28.

Barbalho citou ações realizadas durante a conferência, como o lançamento do plano de rastreabilidade da cadeia da pecuária, do Plano de Recuperação de Vegetação Nativa (PRVN), e do acordo de financiamento de R$ 300 milhões, com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para o projeto Descarboniza Pará. O chefe do Executivo paraense falou também sobre os resultados de um ano do Plano Estadual de Bioeconomia.

O governador abordou as ações que vêm sendo realizadas por sua gestão na área ambiental. “A partir de 2019, nós tivemos a percepção e a decisão de construir este processo de transição. Sabemos que um processo desta magnitude não é algo que se viabiliza da noite para o dia. Porém, o processo de construção desta nova agenda tem resultado de importantes colheitas e, acima de tudo, oportunidades que nos ambicionam a convicção e a certeza da possibilidade de um legado extraordinário ao Estado do Pará“, afirmou.

Helder Barbalho reforçou o alinhamento das ações do estado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU. “Toda esta estratégia de desenvolvimento sustentável do Estado está diretamente integrada aos ODSs”, disse, listando a integração a sete deles: erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; trabalho decente e crescimento econômico; redução de desigualdades; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança do clima e parcerias e meios de implementação. 

Pacto Global da ONU

A iniciativa foi lançada em 2000, pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan. O Pacto Global é um convite para que empresas alinhem suas ações aos Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e que contribuam para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). É a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. 

163noticias.com.br com informações de O Liberal