Um incêndio de grandes proporções atinge a fábrica da Cacau Show, em Linhares, no Norte do Espírito Santo, na manhã desta terça-feira (7). O fogo começou durante a madrugada na empresa localizada no bairro Canivete. Uma fumaça densa cobre o céu da região e pode ser avistada a quilômetros. O Corpo de Bombeiros informou que até as 7h30 não havia registro de feridos.
O Corpo de Bombeiros em Linhares informou que foi acionado por volta das 4h40 e que pelo menos oito militares trabalham no combate às chamas, com o auxílio de três caminhões.
Segundo a corporação, não há previsão para terminar os trabalhos, uma vez que o incêndio atinge a parte de produção, onde há muito açúcar e gordura usados na produção do chocolate.
A fábrica fica às margens da BR-101. Vídeos mostram as chamas e funcionários ainda uniformizados na rodovia.
A empresa foi procurada, mas até a última atualização desta reportagem a Cacau Show não se pronunciou.
Combate as chamas
O Corpo de Bombeiros Militar informou que 18 militares estão atuando no combate. Disse ainda que as chamas já diminuíram mas o incêndio ainda está ativo.
Por volta de 7h30, os militares atuavam no controle e isolamento das chamas, para que não se espalhassem para áreas que ainda não foram atingidas.
A corporação informou ainda que já foram acionadas equipes de outros municípios para apoio, sendo que guarnições de São Mateus e Aracruz, municípios próximos, estão em deslocamento. Também há o apoio de carros pipa da prefeitura.
Até o momento, não há relato de feridos que tenham precisado de socorro do Corpo de Bombeiros nem de óbito no local. O combate não tem previsão de término, visto que após a extinção completa das chamas ainda há o trabalho de rescaldo, que é o total resfriamento do ambiente para evitar a reignição das chamas.
Prefeitura se pronuncia
O prefeito de Linhares Bruno Marianelli se pronunciou sobre o incêndio. Informou que se dirigiu até a fábrica assim que soube da ocorrência e acompanha de perto o trabalhos das equipes do Corpo de Bombeiros.
Marianelli determinou o envio de carros pipa do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) para contribuir com o trabalho dos bombeiros e fez contato com a empresa Lasa para que ela também ajude neste sentido.
O chefe do executivo municipal lamentou o ocorrido e colocou a prefeitura à disposição das famílias dos colaboradores e da própria empresa.
“Lamentamos muito esse triste incidente. O município se solidariza com o Ale Costa, presidente da Cacau Show, seus colaboradores e todos aqueles que foram impactados. A Cacau Show é uma empresa que muito contribui com o desenvolvimento do município e que agora, vive este momento difícil. A todos os funcionários e à direção da empresa, nossa solidariedade”, disse o prefeito.