FICCO-MT Desencadeia Operação Contrafluxo contra Quadrilha de Tráfico de Drogas
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Mato Grosso (FICCO-MT) iniciou, nesta quinta-feira (07), a Operação Contrafluxo, visando cumprir 5 mandados de prisão preventiva contra uma quadrilha do estado responsável pelo abastecimento de drogas nos estados de São Paulo e Paraná.
Além das prisões, estão sendo executados 9 mandados de busca e apreensão, acompanhados pelo sequestro de 8 carretas e 4 caminhonetes, cujos bens dos investigados totalizam R$ 5 milhões.
A ação é resultado da apreensão de duas grandes cargas de cocaína, totalizando uma tonelada, nos meses de setembro e outubro, no interior de Mato Grosso. A investigação identificou os responsáveis pelo transporte e distribuição da droga, com ordens judiciais emitidas pela 4ª Vara Criminal de Sinop (500 km ao norte de Cuiabá).
Apreensão
Nos meses citados, foram confiscadas duas cargas de cloridrato de cocaína nos municípios de Porto dos Gaúchos e Juara, destinadas aos estados do Sudeste do país. A apreensão foi possível graças a uma operação conjunta entre a FICCO/MT, Gefron, Polícia Militar de Sinop, e o apoio da PRF de Sorriso. Os 500 quilos de cloridrato foram encontrados enterrados próximo a uma pista clandestina de pouso em Juara, e mais 456 quilos foram interceptados em Porto dos Gaúchos, escondidos em um fundo falso da carreta de um caminhoneiro suspeito, integrante do grupo criminoso em investigação.
Com base nas informações obtidas durante as apreensões, a FICCO identificou os demais membros do grupo, resultando na solicitação de medidas cautelares pertinentes.