Google lança função antirroubo para Android com inteligência artificial
O Google lançou nesta quarta-feira (7) uma nova função de segurança para smartphones Android, utilizando inteligência artificial para proteger contra roubos violentos. A funcionalidade, ainda em fase de testes, está disponível inicialmente no Brasil e é exclusiva para dispositivos com Android 10 ou versões mais recentes.
Desenvolvido após executivos do Google visitarem o Brasil e investigarem métodos de criminosos locais, o recurso foi inspirado pelo caso da “gangue da bicicleta” em São Paulo. Este grupo utiliza bicicletas para abordar vítimas, arrancando celulares de suas mãos e fugindo rapidamente.
Para detectar movimentos associados a roubo, o recurso utiliza o acelerômetro presente nos smartphones, que mede vibração e aceleração. Ao detectar uma movimentação suspeita, a tela do celular é bloqueada imediatamente, exigindo a senha para ser desbloqueada novamente.
Além disso, o Google simplificou o serviço “Encontre meu dispositivo”, permitindo agora o bloqueio remoto ou a exclusão de dados do celular à distância, mesmo sem a senha da conta Google, facilitando a proteção em caso de roubo ou furto.
Outra novidade da atualização é o bloqueio automático de tela para dispositivos que ficarem sem conexão com a internet por períodos prolongados, visando impedir que criminosos desativem a localização do aparelho para evitar serem rastreados.