redacao@163noticias.com.br

(66) 99202-8497

GERAL

GERAL

Reprodução

Google Lança GenCast: IA Avançada Promete Previsões Meteorológicas Mais Precisas e Antecipadas

Nova ferramenta utiliza inteligência artificial para prever eventos climáticos extremos com até 15 dias de antecedência, superando modelos anteriores

O Google apresentou uma nova versão de sua inteligência artificial para previsão meteorológica, chamada GenCast. A ferramenta promete oferecer dados precisos sobre o clima diário e eventos extremos com até 15 dias de antecedência, estabelecendo um novo marco em variações climáticas.

O GenCast baseia suas estimativas no índices de mais de 50 análises recentes com um histórico de quatro décadas de dados meteorológicos do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF). Segundo o Google, essa abordagem garante informações mais confiáveis ​​do que as fornecidas pelo próprio instituto.

A inovação foi detalhada em um estudo publicado na revista científica Nature no início de dezembro, evidenciando a precisão e a confiabilidade da ferramenta.

A inteligência artificial do GenCast foi projetada para se adaptar à geometria esférica da Terra, gerando com precisão a distribuição de probabilidade para cenários climáticos futuros. Além de prever condições ambientais ambientais, uma ferramenta capaz de antecipar catástrofes ao cruzar informações recentes do clima com seu extenso banco de dados históricos.

De acordo com o Google, o GenCast encontra um equilíbrio entre as estimativas disponíveis, evitando tanto superestimar quanto subestimar variações extremas.

A nova tecnologia supera o modelo anterior, o GraphCast, desenvolvido pela empresa em 2023, que fornece variação de até 10 dias de antecedência.

O GenCast tem um grande potencial de aplicação, especialmente para governantes que buscam prevenir eventos climáticos catastróficos. “Previsões mais precisas de riscos de clima extremo podem ajudar autoridades a proteger mais vidas, evitar danos e economizar dinheiro”, destacou o comunicado oficial do Google.

Com informações da CNN Brasil

163noticias.com.br