fbpx
Connect with us
ads

Geral

Governador do RJ autoriza funerárias a disponibilizarem caixões com visores

Published

on

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), sancionou ontem uma lei que permite que as funerárias disponibilizem caixões com visores enquanto a pandemia do novo coronavírus durar no estado. De acordo com a publicação feita no Diário Oficial do RJ, os visores deverão permitir que o “rosto do falecido possa ser visto por seus familiares no momento do sepultamento”.

O PL (Projeto de Lei) foi idealizado pela deputada estadual Rosane Felix (PSD). A parlamentar se disse “aliviada” com a promulgação da lei e comemorou em suas redes sociais. “Pensei nesse projeto visando amenizar o sofrimento das famílias. Muitas famílias enlutadas, que perderam seus entes queridos por causa da covid-19, não podiam ver o rosto deles pela última vez”, disse.

Ao justificar o PL, Rosane e outros deputados que assinaram o projeto como coautores citam as “consequências emocionais” dos velórios com caixões lacrados e as notícias sobre trocas de corpos, “o que tem causado angústia, dor e aflição aos familiares”.

De acordo com a lei, as funerárias não poderão cobrar valores a mais pelo sepultamento de pessoas em caixões com visores. A publicação também especifica que corpos de vítimas do novo coronavírus poderão ser armazenados em sacos translúcidos “tão logo as autoridades de saúde do Rio de Janeiro decretem o óbito”.

Segundo dados atualizados ontem pela Secretaria de Saúde do RJ, o estado possui 134 mil casos oficiais do novo coronavírus e 11,8 mil mortes decorrentes da doença.

Novas mortes por dia – Brasil

Fonte: Consórcio de veículos de imprensa, com dados das secretarias estaduais de Saúde

Por UOL

Continue Reading
Advertisement
Comments