Na noite de quarta-feira (04), ocorreu um terrível homicídio em Santarém, na Travessa Espírito Santo com a Rua São Jorge, no bairro Amparo. A vítima foi identificada como Valdenilton da Silva Rocha Junior, de 29 anos, conhecido como ‘Japa’, que estava dentro de um veículo quando foi alvejado por tiros.
Após o ataque, o corpo de ‘Japa’ foi deixado em via pública, e os suspeitos fugiram a pé, abandonando o veículo no local do crime.
Joziel Colares, coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), relatou que a vítima foi atingida por aproximadamente três tiros na região do rosto, sofrendo exposição encefálica e fraturas nos braços. Há suspeitas de que ele tenha sido torturado antes de ser morto.
Logo após a constatação do óbito pela equipe do Samu, a Polícia Científica foi acionada para realizar a remoção do corpo.
‘Japa’ era irmão de Wendel Anisio Pedroso, também conhecido como ‘Gajang’, que foi assassinado a tiros no dia 28 de julho do mesmo ano em um lava-jato localizado na Travessa Clementino de Assis com a Rua Icoaraci Nunes, no bairro Aparecida.
Na terça-feira (3), Valdenilton da Silva, que tinha histórico criminal por tráfico e assalto, foi levado à delegacia junto com um casal que foi flagrado com drogas. Em uma entrevista à imprensa, ele afirmou que não tinha envolvimento com o casal.
O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios de Santarém, que busca esclarecer os detalhes desse trágico episódio de violência urbana.