Julgamento de autor da chacina em bar de Sinop, ocorre nesta terça-feira
O julgamento de Edgar Ricardo de Oliveira, um dos responsáveis pela chacina que vitimou sete pessoas em um bar de Sinop, a 503 km de Cuiabá, acontece nesta terça-feira (15), a partir das 8h30, no Fórum da Comarca do Município. Edgar e Ezequias Souza Ribeiro executaram as vítimas após uma partida de sinuca, em fevereiro de 2023. Ezequias morreu em confronto com a Polícia Militar um dia após o crime.
A sessão do Tribunal do Júri será presidida pela juíza Rosângela Zacarkim dos Santos, da 1ª Vara Criminal da Comarca. Para que a sessão seja instalada, é necessário que 15 dos 25 jurados titulares convocados estejam presentes. Edgar foi denunciado pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) por sete homicídios encontrados, além de furto e roubo com ameaça grave. Segundo o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), ele participará do julgamento por videoconferência e não há previsão de duração, podendo estender-se até a madrugada de quarta-feira (16).
Atualmente, o réu está preso preventivamente na Penitenciária Central de Mato Grosso (PCE), em Cuiabá. Edgar optou por não comparecer presencialmente ao tribunal, e sua defesa, representada pela Defensoria Pública Estadual, estará presente no plenário. Ele terá acesso a uma consulta particular com seu defensor, antes e durante o julgamento.
Este julgamento foi marcado anteriormente para o dia 18 de junho de 2023, mas foi adiado pela Justiça a pedido da Defensoria Pública, devido à saída do advogado Marcos Vinicius Borges do caso. A nova data, 5 de novembro, também foi alterada pela juíza para esta terça-feira, às devido férias do Promotor de Justiça responsável entre os dias 29 de outubro e 22 de novembro.
Lembre-se do caso
Câmeras de segurança do bar registraram o momento em que Edgar Ricardo de Oliveira e Ezequias Souza Ribeiro tiraram a vida de sete pessoas, incluindo um adolescente, após uma partida de sinuca, em 21 de fevereiro de 2023.
Segundo a Polícia Militar, os atiradores perderam a primeira partida de sinuca, saíram para buscar mais dinheiro e, ao retornarem, perdidos novamente. Diante das piadas dos presentes no local, os dois foram até o carro, onde pegaram duas armas. Ao retornar, pediram que algumas das vítimas se virassem de costas para a parede. Ezequias, então, pegou uma espingarda calibre 12 mm da caminhonete e começou a disparar. Algumas vítimas fugiram, mas foram atingidas enquanto saíam do bar.
Após a execução, os criminosos pegaram o dinheiro que estava em uma das mesas de sinuca, além de outros objetos, e fugiram em um caminhonete estacionado em frente ao estabelecimento.
As vítimas da chacina foram:
- Maciel Bruno de Andrade Costa, de 35 anos;
- Orisberto Pereira Sousa, de 38 anos;
- Elizeu Santos da Silva, de 47 anos;
- Josué Ramos Tenório, de 48 anos;
- Adriano Balbinote, de 46 anos;
- Getúlio Rodrigues Frasão Júnior, de 36 anos;
- Larissa Frasão de Almeida, de apenas 12 anos, filha de Getúlio.
Edgar foi entregue à polícia dois dias após o crime, ao saber da morte de Ezequias durante um confronto em uma área de mata próxima ao aeroporto de Sinop. Ezequias chegou a ser levado ao Hospital Regional do município, mas não resistiu aos ferimentos.
Com informações do G1