Krenak e convidados navegam pela Baía de Guanabara – 28/09/2025 – Mônica Bergamo

O líder indígena e escritor Ailton Krenak, o músico Mateus Aleluia e a antropóloga francesa Nastassja Martin vão participar de um evento inusitado: uma viagem de quatro horas pela Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, a bordo de uma barca tradicional.

O encontro, batizado de “ÁguaMãe”, ocorrerá em 25 de outubro e reunirá cerca de 200 pessoas. A iniciativa é promovida pela Associação Selvagem e quer propor reflexões sobre mitologias indígenas e a urgência ambiental.

“A Baía de Guanabara é um ícone da complexidade produzida no Antropoceno. É o emblema máximo de tudo o que essa pulsão de consumo capitalista pode causar, mas também é um ícone de transformação. Ela é, para nós, um lugar de origem, um útero da vida que sofre, mas que também resiste. Navegar por suas águas é navegar por todas essas camadas de tempo e significado, diz a cofundadora da entidade, Anna Dantes.

CANÇÃO

A cantora Ekena lança no dia 13 de outubro seu terceiro disco, “Aura”, produzido pela Central Records. A obra conta com a participação da cantora Karol Conká. “O álbum se consolidou como um processo de elaboração do luto. Uma maneira de honrar a pessoa que se foi e manter sua memória sempre viva”, diz a artista.

com DIEGO ALEJANDRO, KARINA MATIAS e VICTÓRIA CÓCOLO


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte: Folha de S. Paulo