Levantamento Revela Números Alarmantes de Gravidez na Adolescência em Novo Progresso, Pará

No ano de 2023, foram registrados 12 partos de meninas com idades entre 10 e 14 anos, e 117 partos de adolescentes de 15 a 19 anos em Novo Progresso, Pará. De acordo com um recente levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, ao menos 12 adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos deram à luz no Hospital Municipal de Novo Progresso (HMNP), enquanto outras 117 adolescentes, com idades entre 15 e 19 anos, também se tornaram mães.

Esses dados serão fundamentais para embasar a campanha de prevenção da gravidez na adolescência deste mês de fevereiro. Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) do município irão conduzir atividades e palestras voltadas para conscientização e educação sobre o tema.

É amplamente reconhecido pela ciência que a gravidez na adolescência acarreta riscos significativos para a saúde tanto da mãe quanto do bebê. No entanto, um novo estudo publicado vai além dessas constatações e analisa os riscos associados a diferentes faixas etárias. Constatou-se que engravidar entre 10 e 13 anos aumenta em 56% o risco de parto prematuro e em 32% o risco de cesárea, em comparação com adolescentes que engravidam entre 14 e 17 anos.