Lobby das big techs dispara nos EUA – 23/07/2025 – Tec

Empresas e associações estão correndo para influenciar as políticas de inteligência artificial de Washington, enquanto o setor cresce e o governo de Donald Trump busca incentivar a tecnologia nos Estados Unidos.

Mais de 500 organizações fizeram lobby junto à Casa Branca e ao Congresso sobre IA entre janeiro e junho, de acordo com uma análise do Financial Times sobre divulgações federais publicadas nesta semana. O número está em linha com o primeiro semestre do ano passado, mas quase dobrou desde 2023.

O crescimento explosivo do lobby nos últimos dois anos mostra como a indústria de IA, apoiada por empresas de tecnologia e investidores com recursos abundantes, está buscando moldar políticas em um momento de intenso debate sobre a tecnologia.

“O governo dos EUA não é apenas um possível cliente gigantesco, mas também um validador público de novas ideias tecnológicas”, disse Tony Samp, chefe de política de IA no escritório de advocacia DLA Piper e lobista da OpenAI, Boston Dynamics e outras empresas.

“Diferentemente de anos atrás, quando o governo era frequentemente visto como um obstáculo, a comunidade empresarial cada vez mais vê o governo dos EUA como um parceiro importante.”

O presidente Donald Trump discursou nesta quarta-feira (23) em uma cúpula de IA realizada em Washingtom.

Sam Altman, CEO da OpenAI, criadora do ChatGPT, disse a reguladores, funcionários e banqueiros em um evento organizado pelo Federal Reserve nesta terça-feira (22) que “o governo precisa abraçar essa tecnologia”.

“Ela será capaz de fazer tudo melhor”, disse.

A OpenAI começou a fazer lobby em 2023, gastando US$ 380 mil, quando Washington começou a considerar seriamente maneiras de regular a indústria. A empresa já mais que quadruplicou seu esforço de lobby, gastando US$ 1,8 milhão no primeiro semestre de 2025 para influenciar a Casa Branca e o Congresso.

Os esforços de lobby ocorrem enquanto as grandes empresas de tecnologia estão gastando centenas de bilhões por ano em infraestrutura de IA, apostando que a tecnologia será transformadora para a economia global.

Google, Microsoft, Amazon e Meta têm apoiado numerosas iniciativas destinadas a impulsionar seus esforços de IA, desde uma campanha malsucedida para proibir os estados de regulamentar a tecnologia por uma década, até lobby por apoio governamental para construir grandes centros de dados e fontes de energia para alimentá-los.

Para apoiar suas demandas, executivos argumentaram que a IA poderia adicionar trilhões de dólares ao PIB dos EUA na próxima década.

Eles também estão alertando que os EUA não podem se dar ao luxo de ficar atrás da China em IA e arriscam desperdiçar sua liderança na tecnologia ao introduzir regulamentações onerosas de segurança e testes, como as que estão sendo introduzidas na Europa.

Empresas de tecnologia, incluindo Google e Meta, também estão buscando alívio de uma série de casos antitruste federais que poderiam levar à sua divisão forçada, enquanto startups de IA como OpenAI e Anthropic estão lutando contra processos que as acusam de roubar propriedade intelectual de editoras para treinar seus modelos sem consentimento ou pagamento.

Grupos de IA afirmam que seu uso dessas obras é permitido como “uso justo” sob a lei de direitos autorais.

As organizações que contratam lobistas de IA vão muito além dos gigantes da tecnologia e incluem fabricantes de automóveis, companhias de seguros de saúde, empresas de private equity e grupos de direitos civis e comerciais. Médicos, contadores e diretores de cinema também estão entre aqueles que lançam campanhas de lobby.

Fonte: Folha de S. Paulo