redacao@163noticias.com.br

(66) 99202-8497

BRASIL

BRASIL

Reprodução/ CNN

Lula anuncia medidas para o Rio Grande do Sul em visita ao estado

Presidente retorna pela terceira vez à região para discutir planos de reconstrução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retorna pela terceira vez ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (15) para anunciar novas medidas ao estado. O evento está agendado para o auditório da Unisinos, em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, com início às 12h30.

A decisão de visitar o estado novamente foi tomada após uma reunião de alinhamento entre os Três Poderes na última terça-feira (14). Participaram do encontro autoridades como Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado; Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara; Edson Fachin, presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF); Rui Costa, ministro da Casa Civil; Fernando Haddad, ministro da Fazenda; Waldez Góes, ministro da Integração e Desenvolvimento Regional; e Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) e futuro ministro extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul.

Durante o evento, Lula deve anunciar detalhes sobre a suspensão da dívida do estado por três anos, conforme proposto em projeto de lei complementar enviado ao Congresso. A dívida total do Rio Grande do Sul é estimada em cerca de R$ 98 bilhões, e segundo a proposta, durante o período de suspensão, os juros serão reduzidos a 0%, o que representa um alívio significativo nas contas públicas, abrindo espaço para priorizar gastos e investimentos na reconstrução do estado.

O texto-base da medida foi aprovado na Câmara na última terça-feira com ampla maioria de votos a favor. Além disso, Lula nomeou Paulo Pimenta como ministro extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul. Pimenta deve assumir o posto nesta quarta-feira, enquanto um nome para ocupar sua vaga na Secretaria de Comunicação Social ainda está sendo definido.

163noticias.com.br com informações da CNN