O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja convocar uma reunião extraordinária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, conhecido como Conselhão, para discutir medidas emergenciais em prol do Rio Grande do Sul, que enfrenta graves consequências das chuvas desde abril, resultando em dezenas de mortes.
Composta por empresários, sindicalistas e ativistas, o Conselhão desempenha o papel de assessorar o Presidente da República na formulação de políticas e diretrizes voltadas para o desenvolvimento econômico.
A reunião está programada para ocorrer no início da próxima semana no Palácio do Planalto, e contará com a participação de representantes da sociedade civil. O foco principal será a discussão de planos e medidas que possam auxiliar na recuperação e reconstrução das áreas afetadas no estado.
O Palácio do Itamaraty divulgou que pelo menos sete países expressaram disposição em colaborar com o Brasil no auxílio às vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. A maioria desses países pertence à América do Sul, mas também houve contatos vindos do Oriente Médio e da América do Norte.
Nos últimos dias, Argentina, Chile, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Paraguai, Uruguai e Venezuela demonstraram solidariedade e ofereceram doações e assistência às áreas atingidas. Este gesto internacional de apoio fortalece os esforços do governo brasileiro para enfrentar os desafios decorrentes das chuvas devastadoras.