MATO GROSSO- Mantida Prisão de Empresários Envolvidos em Esquema de Fraude Bilionária
A prisão temporária de Edézio Correa e seus familiares Tayla Beatriz Silva Bueno Conceição, Eleide Maria Correa, Roger Correa da Silva, Jânio Correa da Silva e Waldemar Gil Correa Barros foi mantida, após serem alvos da Operação Gomorra, que investiga fraudes em licitações na Prefeitura de Barão de Melgaço, Mato Grosso. A operação foi deflagrada pelo Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco), uma equipe permanente do Ministério Público de Mato Grosso e da Polícia Judiciária Civil. Até o momento, não houve pedido para a conversão das prisões temporárias para preventivas.
O grupo é proprietário de diversas empresas supostamente envolvidas em irregularidades em contratos com várias prefeituras de Mato Grosso. As investigações apontam que, ao longo de cinco anos, as fraudes teriam gerado um faturamento de R$ 1,8 bilhão.
De acordo com o Ministério Público, as prisões temporárias têm prazo inicial de cinco dias, podendo ser prorrogadas por mais cinco, enquanto os promotores avaliam a possibilidade de solicitar a conversão das detenções para preventivas.
Investigações
O Naco, por meio da análise de vínculos familiares e societários, construiu um diagrama que ilustra a relação entre as empresas envolvidas: Centro América Frotas Ltda, Saga Comércio e Serviço Tecnologia e Informática Ltda, Pantanal Gestão e Tecnologia Ltda e Pontual Comércio Serviços Terceirizações Ltda.
Nos últimos cinco anos, os contratos com essas empresas somaram R$ 1,8 bilhão, segundo registros do Radar MT, ferramenta do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A apuração identificou movimentações financeiras entre as empresas, indicando um esquema estruturado de fraude.
Segundo o Naco, as empresas investigadas atuam em vários setores, como fornecimento de combustível, locação de veículos e máquinas, materiais de construção e até serviços médico-hospitalares, todos direcionados para fraudar licitações e obter contratos públicos de forma ilícita.
Com informações da G. Digital