Máxima de 16,4°C confirma a tarde mais fria do ano em SP – 24/06/2025 – Cotidiano

A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) de que esta terça-feira (24) teria a tarde mais fria do ano na cidade de São Paulo se confirmou após a divulgação de que a temperatura máxima registrada na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte, foi de 16,4°C entre 15h e 16h.

Assim, essa marca supera a anterior, de 16,5°C, medida no último dia 12 na mesma estação, que faz a medição oficial da cidade.

No entanto, a previsão inicial indicava que a máxima ficaria na casa dos 12°C. Mas a presença do sol ajudou a elevar um pouco mais a temperatura.

Por outro lado, o vento continuou gelado, fazendo com que a sensação térmica ficasse bem abaixo do valor real. Às 11h, por exemplo, a sensação térmica divulgada pelo Inmet era de apenas 6,3°C, enquanto a temperatura real era de 14,1°C. Às 14h, a sensação era de 6,5°C, com a real de 16,2°C.

Para esta quarta-feira (25), o Inmet prevê mais um recorde de frio na capital paulista, com a mínima de 5°C no início da manhã na zona norte. Mas o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo indica a possibilidade de os termômetros marcarem valores bem abaixo nos bairros mais afastados, como Engenheiro Marsilac, na região de Parelheiros, no extremo sul do município. Nesse local, é possível que a temperatura fique próxima de 0°C.

A previsão é de predomínio de sol entre poucas nuvens nesta quarta, mas o céu claro será enganoso e há expectativa de um novo recorde de temperatura mínima à tarde, principalmente, porque a sensação térmica também deve ser baixa.

Devido a esse cenário de frio extremo, a Defesa Civil Municipal decretou o estado de alerta para baixas temperaturas desde o último domingo (22) em toda a capital paulista.

O governo estadual também manterá o abrigo solidário na estação Pedro 2º, da linha 3-vermelha do metrô, na região central da capital paulista. O espaço funcionará até as 8h desta quarta, oferecendo acolhimento emergencial para pessoas em situação de rua.

Serão disponibilizados colchões, cobertores, kits de higiene, além de alimentação e atendimento social, além de abrigo e alimento também para os pets. No período da manhã, os acolhidos receberão um ticket para tomarem café da manhã no restaurante Bom Prato da rua 25 de Março.

Fonte: Folha de S. Paulo