fbpx
Connect with us
ads

Coronavirus

Ministério da Saúde diz ter autorizado 123 vagas de UTI em MT e secretário diz que leitos já existem

Published

on

O Ministério da Saúde informou ter autorizado, nesta segunda-feira (29), 123 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto em Mato Grosso para atendimento exclusivo aos pacientes graves com Covid-19.

No entanto, o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, disse que não se tratam de novos leitos e que já estão funcionando. Segundo ele, o Ministério da Saúde estava atrasado na habilitação e no financiamento.

Caos na saúde do estado

Em Mato Grosso, 214 pacientes estão aguardando por um leito de UTI pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES) até domingo (28).

O estado está com as UTIs lotadas desde o dia 7 de março, quando 59 pessoas estavam na fila e o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo chegou a pedir ajuda a outros estados para transferir pacientes.

Como a situação nos estados vizinhos também está crítica, Mato Grosso não conseguiu essa ajuda. Desde então, a fila por vagas não para de crescer. Em 22 dias, esse número aumentou 262%.

Segundo o Painel Covid-19, dos 21 hospitais que atendem as regionais de saúde em Mato Grosso, 15 estão lotados. O restante está acima de 88%.

A taxa de ocupação total média é de 96%.

Fonte: G1

Continue Reading
Advertisement
Comments