fbpx
Connect with us
ads

Cidades

Operação da PF investiga pagamento de propina para servidores em prefeitura de MT

Published

on

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (15) a Operação Esquema Novo, com o objetivo de combater desvios de recursos públicos praticados em detrimento da Prefeitura Municipal de Rio Branco.

A investigação, que contou com a colaboração do Ministério Público Estadual, aponta indícios de autoria e materialidade dos crimes de responsabilidade dos prefeitos, artigo 1º, inciso I, do Decreto-Lei 201/67, de corrupção passiva previsto no artigo 317 do Código Penal e de corrupção ativa previsto no artigo 333 do Código Penal.

Os policiais federais cumprem mandados judiciais na prefeitura do respectivo município, bem como em endereços de pessoas físicas e jurídicas ligadas aos fatos criminosos, em especial servidores públicos e particulares. O inquérito policial apurou que mais da metade dos valores inicialmente contratados com a prefeitura para execução de obras no município eram repassados da empresa contratante para contas pessoais de servidores públicos municipais.

Para além da sangria causada aos cofres públicos, o esquema criminoso contava também com aditamentos contratuais objetivando aumentar o valor final da obra.

Na ação de hoje, a PF visa angariar provas relacionadas aos crimes cometidos, além de apreender bens e valores obtidos com a prática delitiva objetivando, em especial, o ressarcimento ao erário.

FONTE: Folha Max

Continue Reading
Advertisement
Comments