Operação Dom Quixote: DHPP de Rondonópolis Prende Membros de Facção por Sequestro e Assassinato
A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá) deflagrou na manhã desta quarta-feira (26) a Operação Dom Quixote, com o objetivo de cumprir 17 ordens judiciais contra membros de uma facção criminosa que sequestraram 14 trabalhadores nordestinos que estavam na cidade. Três deles foram assassinados pelos faccionados.
Conforme as informações da assessoria de imprensa do órgão, estão sendo cumpridos 7 mandados de prisão temporária, 9 de busca e apreensão e 3 de apreensão de veículos.
No dia 30 de maio, membros da facção criminosa invadiram o alojamento de uma empresa, onde os trabalhadores moravam. Usando violência e grave ameaça, renderam 14 pessoas.
As vítimas foram torturadas por um tempo, depois amarradas e levadas para diferentes pontos da cidade, onde sofreram mais agressões. Três dos trabalhadores, identificados como Antônio José dos Santos Filho, Renan do Nascimento Barreto e Talisson Ferreira da Silva, foram assassinados.
A investigação da DHPP Rondonópolis apurou que os trabalhadores foram confundidos com membros de uma facção rival atuante na cidade, apenas por serem oriundos do nordeste brasileiro.
O corpo de Antônio foi encontrado na zona rural da cidade, perto da Gramaria. Já Renan e Talisson foram encontrados no Anel Viário. As três vítimas estavam amarradas e com perfurações; um deles tinha marcas de tiro na cabeça e outros apresentavam cortes provocados por faca.
Com base nas investigações, os policiais identificaram os envolvidos no crime. Com o cumprimento dos mandados, será possível esclarecer outros fatos ainda em apuração, assim como identificar outros possíveis envolvidos no crime.