Durante uma operação de fiscalização que ocorreu entre os dias 27 de novembro e 6 de dezembro na cidade de Santarém, oeste do Pará, fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), lotados na Coordenação de Controle de Mercadorias em Trânsito do Tapajós, apreenderam mais de R$ 1.322.000,00 em mercadorias.
Ao longo dos 10 dias da operação, os fiscais visitaram portos e estradas para monitorar o descarregamento de mercadorias no município. A ação contou com o apoio da Polícia Militar (PM) e envolveu fiscalizações na BR-163, com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Além disso, unidades como a Coordenação de Mercadorias em Trânsito, Coordenação Regional de Santarém e Coordenação de Portos e Aeroportos da Sefa contribuíram para o sucesso da operação.
O balanço da operação revela a apreensão de diversos produtos, incluindo 120 mil unidades de cerveja, 66 mil unidades de bebidas quentes, 101 mil unidades de aparelhos de barbear, 4 mil sacas de cimento, 2.367 toneladas de calcário, 6.048 unidades de refrigerantes, 20 mil kg de milho, 4.000 sacos de cimento e 1.170 fardos de arroz, entre outros itens.
Segundo o coordenador da unidade Tapajós, a maior incidência foi o transporte de mercadorias desacompanhadas de documentos fiscais. Durante a operação, foram lavrados 16 Termos de Apreensão e Depósito, totalizando R$ 622.240,00 em impostos e multas. A ação destaca a eficácia das medidas de controle e fiscalização da Sefa na região do Baixo Amazonas.