A Polícia Federal, em conjunto com a Caixa Econômica Federal (CEF), deflagrou na manhã desta sexta-feira (16) a Operação Menecmas-2024, visando desarticular um esquema de fraudes em contas sociais beneficiárias, incluindo aquelas relacionadas ao Seguro Defeso, destinado a pescadores artesanais.
Segundo informações da assessoria de imprensa da PF, foram cumpridos 9 mandados de busca e apreensão nas cidades de Cuiabá, Rondonópolis e Redenção, no Pará, com autorização da 5º Vara da Justiça Federal de Cuiabá.
A operação visa obter provas que reforcem os indícios já existentes no inquérito policial, especialmente em relação à participação de servidores da CEF no esquema fraudulento.
As investigações tiveram início após denúncia de um beneficiário do Seguro Defeso, que ao tentar sacar o benefício, descobriu que parcelas já haviam sido sacadas por outra pessoa.
O Projeto Tentáculos da Polícia Federal, estabelecido através de um Acordo de Cooperação Técnica com a CAIXA em 2008, foi essencial para identificar os indícios de fraude. Esse projeto centraliza processos de contestação de fraudes, permitindo uma análise eficiente dos dados para otimizar recursos materiais e humanos nas investigações.
A operação recebe o nome “Menecmas“, termo latino que significa “sósias”, em referência às pessoas que se passam pelo titular do benefício ao cadastrarem-se no CAIXA TEM e utilizarem documentos falsos para realizar saques fraudulentos em agências bancárias.