Operação Prensa destrói 420 balsas de garimpo ilegal no Amazonas

operação Prensa, garimpo ilegal, Amazonas, Polícia Federal, destruição de balsas, Rio Madeira, Ibama, Funai, combate ao garimpo. Segundo o balanço da Polícia Federal, essa destruição ocorreu entre os dias 20 (terça-feira) e 25 de agosto (domingo). A ação, realizada em parceria com a Funai e o Ibama, é considerada a maior operação em andamento contra o garimpo ilegal no sul da Amazônia, focando principalmente no Rio Madeira e em seus afluentes, os rios Aripuanã e Manicoré.

Durante a operação, os agentes localizam as dragas utilizadas pelos garimpeiros, posicionam explosivos sob as balsas e as destroem, conforme demonstrado em imagens divulgadas pela reportagem.

Investigadores informaram à CNN que os indígenas que vivem na região têm sido fundamentais para o sucesso da operação, auxiliando a polícia na localização das balsas e até guiando os agentes até os pontos de garimpo. Na última quinta-feira (22), houve um confronto entre garimpeiros e agentes da Polícia Federal, registrado em vídeos que circularam nas redes sociais, onde foi possível ouvir disparos. Algumas prisões em flagrante foram realizadas durante o confronto. No entanto, os policiais enfatizam que o principal objetivo da ação não é realizar prisões, mas sim inutilizar as dragas usadas na atividade ilegal. Atualmente, os agentes estão coletando informações de inteligência para identificar os proprietários dos garimpos e, posteriormente, solicitar mandados de prisão à Justiça.

Balanço da destruição de dragas/balsas de garimpo por dia:

  • Dia 1: 131 dragas/balsas destruídas
  • Dia 2: 97 dragas/balsas destruídas
  • Dia 3: 75 dragas/balsas destruídas
  • Dia 4: 51 dragas/balsas destruídas
  • Dia 5: 45 dragas/balsas destruídas
  • Dia 6: 21 dragas/balsas destruídas

Total: 420 dragas/balsas destruídas.

Com informações da CNN Brasil