fbpx
Connect with us
ads

Esporte

Paratleta sinopense participa de campeonato master de natação no Rio de Janeiro

Published

on

O paratleta sinopense  Adriano Luiz dos Santos Bonkewech, irá participar do Campeonato Brasileiro Master de natação, que ocorre a partir desta quinta-feira (24) e segue até domingo (27), na piscina do Vasco da Gama, no Rio de Janeiro (RJ). 

Adriano perdeu a mão esquerda aos 21 anos na serraria em que trabalhava em Sinop. Com 103 quilos, foi incentivado pela namorada a emagrecer, objetivo alcançado pela natação.

“Queria correr, mas o médico indicou a natação e aos 26 anos comecei a nadar e senti prazer. Fui convidado a competir e desde 2014 não parei mais”, conta com entusiasmo.

Hoje, aos 36 anos, Adriano Bonkewech é medalhista de ouro nos 100m borboleta e nado livre no Centro-Oeste de natação e tricampeão nos jogos regionais de natação em Mato Grosso. Sob a coordenação técnica de Sara Pica Pau, treina diariamente em Sinop (MT).

O paratleta chegaria a tentar índice técnico para as Olimpíadas de Tóquio, mas, devido à pandemia, foram canceladas as três competições internacionais para as quais ele estava classificado e que valeriam como seletivas olímpicas.

“No ano passado eu estava garantido no Open Internacional de Berlim, da disputa do Pan-americano no México e por último o Sul-americano na Argentina, provas que garantiriam o índice para as olimpíadas e foram canceladas por causa da pandemia”.

No Campeonato Brasileiro Master de Natação, Adriano participa de provas de nado borboleta, costas e livre. A competição é organizada pela Associação Brasileira Masters de Natação (ABMN) e seguirá rígidos protocolos de prevenção à covid-19, como acesso ao local restrito apenas aos atletas e técnicos.

Adriano é bolsista do projeto Olimpus. Ele recebe o auxílio financeiro mensal via bolsa atleta da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). 

Continue Reading
Advertisement
Comments