Polícia Civil Deflagra Operação Contra Compra de Votos em Juscimeira

Nesta sexta-feira (4), a Delegacia de Polícia Civil de Juscimeira, a 157 km ao sul, deflagrou a Operação Voto Livre, com o objetivo de desmantelar um esquema de falhas que planejavava a distribuição de R$ 356 mil em espécie para a compra de votos. A operação conto com o cumprimento de seis mandatos de busca e apreensão domiciliária, realizada com o apoio do 28º Batalhão da Polícia Militar do Vale de São Lourenço.

As investigações apontam que o grupo criminoso tinha a intenção de interferir na vontade dos participantes, buscando garantir a vitória do candidato apoiado pelo grupo. A distribuição dos valores seria realizada, principalmente, nos bairros mais carentes da cidade, numa tentativa de captar votos de maneira ilícita.

Entre os alvos dos mandados são membros da atual administração pública de Juscimeira, muitos dos quais ocupam cargas comissionadas. Durante as buscas, foram apreendidos R$ 5 mil em espécie, além de cadernos com anotações planejadas sobre a compra de votos, especificando os valores a serem distribuídos por região e os beneficiários do esquema. Também foram compreendidos eletrônicos e computadores, que serão analisados ​​no decorrer da investigação.

Um dos investigados tentou destruir o celular no momento da busca, mas o aparelho foi recuperado e apreendido para análise. A operação contou com o apoio operacional das equipes da Delegacia Regional e da 1ª Delegacia de Polícia de Rondonópolis, além da Delegacia de Jaciara.

A Operação Voto Livre reforça o compromisso das forças de segurança em reprimir crimes eleitorais e garantir a legitimidade do processo democrático em Juscimeira.

Com informações da G. Digital