Nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Polícia Federal apreendeu 23 mil toneladas de manganês extraído ilegalmente no município de Marabá, no sudeste do Pará. O minério estava no porto de Itaquí, no Maranhão, pronto para ser transportado para a China.
A carga de manganês, avaliada em aproximadamente R$ 30 milhões, foi enviada de Marabá para o Maranhão por meio de uma estrada de ferro, onde a fiscalização é menos intensa.
Entre as irregularidades encontradas pela PF na carga de minério estão a falta de pagamento de impostos e as notas fiscais “esquentadas” em nome de outra empresa de mineração, cujo proprietário possui polos de exportação em Marabá e no Porto de Vila do Conde, em Barcarena, região nordeste do Pará.
Essa empresa teve a licença de funcionamento suspensa no mês passado devido a práticas ilegais.
O manganês apreendido ficará sob a responsabilidade da empresa que opera no porto de Itaquí, como depositária fiel, até que a Justiça determine o destino do minério.
A operação que cumpriu o mandado de busca e apreensão foi denominada Dólos e foi realizada por policiais federais dos estados do Pará e do Maranhão.
Ainda segundo a PF, esta ação é um dos desdobramentos das operações Farra do Manganês, Pertinácia I e II e B8, deflagradas desde o ano passado.