Polícia Federal desmantela operação de extração ilegal de areia e crimes ambientais no sul do Pará
A Polícia Federal anunciou nesta quarta-feira (9) uma operação para combater a extração ilegal de areia, crimes ambientais e suspeita de trabalho análogo ao escravo na cidade de Redenção, no sul do Pará. Durante a ação, realizada na última terça-feira (8), um homem foi preso em flagrante, e os agentes apreenderam três motores de sucção, um caminhão, uma pá carregadeira e um celular.
De acordo com as investigações, a atividade ilegal causou sérios danos ao meio ambiente, afetando o curso do Rio Arraias do Araguaia e gerando uma situação de devastação na área. A extração de areia interrompeu o fluxo da água no ponto de retirada, provocando até mau cheiro, devido ao acúmulo de resíduos.
A operação, batizada de “Castelo de Areia“, segue investigando outros possíveis envolvidos nos crimes, além de avaliar a extensão dos danos ambientais causados. O homem preso responderá pelos crimes de usurpação de bens da União e crime ambiental, já que, embora o terreno seja de propriedade privada, os recursos minerais, como areia e ouro, pertencem à União.
Com informações do G1