Ponte sobre o Rio Fresco Entra na Fase Final e Promete Impulsionar Economia

A ponte sobre o Rio Fresco, construída pelo governo do Estado na região de integração do Xingu, está em sua fase final, com a conclusão do asfalto, sinalização e iluminação em andamento. A nova estrutura conectará a PA-279 ao município de São Félix do Xingu, beneficiando mais de 100 mil habitantes.

Esta é uma ponte de extrema importância que integrará as regiões sudeste e sudoeste do Pará. Terá um forte impacto na economia, facilitando o acesso às BRs-155 e 158, ajudando a escoar a produção da pecuária e beneficiando a população de São Félix do Xingu com o deslocamento entre as comunidades da região”, disse o governador Helder Barbalho. A entrega da obra está prevista para o início de julho. “A conclusão desta ponte representa um avanço significativo na infraestrutura da região, melhorando a logística e a economia local. Estamos comprometidos em entregar uma obra de qualidade que atenderá às necessidades da população e promoverá o desenvolvimento regional”, informou o secretário Adler Silveira, da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), órgão responsável pela obra.

Segundo o secretário, “a nova ponte também facilitará o transporte de mercadorias, reduzindo custos e tempos de viagem, além de melhorar o acesso a serviços essenciais como saúde e educação. Isso trará mais qualidade de vida para os moradores da região e impulsionará o crescimento econômico”.

A estrutura da nova ponte possui 480 metros de extensão, com 11 vãos – nove com 40 metros de largura e dois vãos centrais de navegação com 60 metros de largura – e 14 metros de altura. O projeto segue normas de engenharia civil e naval que garantem a segurança das embarcações que passam sob a ponte. A estrutura é mista, construída em metal e concreto, com duas pistas de rolamento, duas faixas de pedestres e iluminação pública 100% LED.

A ponte sobre o Rio Fresco é uma das obras mais aguardadas pelos moradores e produtores da região, prometendo facilitar o transporte e promover o desenvolvimento econômico e social para os municípios do entorno.

É importante destacar que a ponte beneficiará vários municípios da região e, sobretudo, vai interligar microrregiões do Pará, criando corredores logísticos para o polo Xingu e, deste, com o sudoeste do Estado, impactando positivamente a economia da região e facilitando o acesso às BRs-155 e 158“, afirmou o secretário Adler.

A nova estrutura melhorará a mobilidade urbana e deve potencializar o escoamento da produção agrícola e pecuária, setores fundamentais para a economia local, que é baseada na pecuária de corte.

A conclusão da obra é um marco importante para o desenvolvimento do Xingu, refletindo o compromisso do governador Helder Barbalho com a melhoria da infraestrutura e a qualidade de vida da população local.