fbpx
Connect with us
ads

Geral

Prefeito de Sorriso-MT decreta estado de alerta após chuvas intensas alagarem lavouras

Published

on

Nessa última quinta-feira (04), Ari Genézio Lafin, prefeito do município de Sorriso, ao norte de Mato Grosso, decretou estado de alerta no município devido às chuvas intensas registradas na região.

As Secretarias de Obras e Serviços Públicos, de Transportes, de Agricultura e Meio Ambiente, de Saúde e Saneamento, de Assistência Social, de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, deverão colocar servidores à disposição da Defesa Civil do município, para auxiliá-la na execução das ações necessárias à garantia da vida, da saúde e da integridade física dos munícipes em situação de risco em decorrência das chuvas.

Conforme a prefeitura, nos últimos 20 dias o índice pluviométrico na região médio norte do estado aumentou consideravelmente e as chuvas intensas causaram transtornos em várias regiões do município. Tais prejuízos estão provocando danos a vários setores econômicos e sociais, concomitantemente trazendo a necessidade de intervenção constante da administração pública, com intuito de socorro a estes setores;

As chuvas que já duram pelo menos seis dias alagaram as lavouras de fazendas em Sorriso. Os produtores alegam prejuízos porque não conseguem fazer a colheita da soja e nem o plantio do milho. As lavouras estão alagadas e os maquinários usados no trabalho acabam atolando.

De acordo com Silvano Filipetto, presidente do Sindicato Rural de Sorriso, os produtores estão apreensivos.

Frete caro

Há duas semanas os produtores também enfrentavam outro problema: o frete está até 9% mais caro em Mato Grosso. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a regulação entre a oferta e demanda fez o frete subir de 2 a 9% no estado. Em algumas rotas, como a BR-163, uma das principais, o frete chega a R$ 163 por tonelada.

Fonte: G1

Continue Reading
Advertisement
Comments